O que é

A psicologia é ao mesmo tempo uma ciência que estuda a mente e o comportamento e uma profissão que se vale dessa ciência para ajudar as pessoas em diferentes áreas da vida como educação, saúde, relacionamentos e trabalho.
Uma coisa fundamental é entender que não existem “Psicologias”, como se divulgam erroneamente por aí, e sim diferentes abordagens ou enfoques de uma mesma ciência chamada Psicologia. Algumas dessas abordagens podem dar mais ênfase aos comportamentos como no caso do Behaviorismo outras abordagens podem dar mais ênfase aos processos cognitivos como no Cognitivismo.

No entanto, todos os enfoques estão sob o mesmo guarda-chuva de estudar o comportamento e mente de modo científico.
Ainda que o interesse pelos fenômenos psicológicos, sejam muito mais antigos, eles só foram estudados cientificamente sob o nome de Psicologia a partir de 1879, com a criação do laboratório de Psicologia Experimental de Wundt em Leipzig. Embora ele mesmo tivesse publicado em 1873 o livro Grundzüge der Physiologischen Psychologie (Fundamentos da Psicologia Fisiológica) no qual já ficava claro o uso do termo Psicologia, e no caso Fisiológica era sinônimo de Experimental.

Como funciona o tratamento?

As consultas são atendimentos psicológicos semanais que duram em torno de 1h e acontecem nos consultórios. Embora cada psicólogo siga uma linha ou escola de psicologia diferente, em geral, as consultas se assemelham bastante. Não espere julgamentos ou opiniões pessoais sobre seu comportamento; o papel do psicólogo não é dizer se você está certo ou errado, mas dar suporte para que você tome decisões importantes em sua vida.

Quais os resultados?

Psicólogos podem ajudar a melhorar a sua saúde e bem-estar em nível individual, familiar ou até mesmo participando de programas do governo para a orientação e prevenção de doenças.

Psicólogos também podem trabalhar em equipes multiprofissionais e contribuir para o tratamento e prevenção de inúmeras doenças. Os psicólogos podem auxiliar alunos com dificuldades de aprendizagem, contribuir na formação de professores e na elaboração de métodos de ensinos avançados baseados em evidências científicas sobre o desenvolvimento e a aprendizagem.

2018 - Todos os direitos reservados.

Agência Giga